Faça uma visita no Centro de Memórias do Corpo de Bombeiros

o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros tem o objetivo de preservar a história da corporação criada em 1880.

Faça uma visita no Centro de Memórias do Corpo de Bombeiros.

Com o objetivo de preservar a história da corporação criada em 1880, o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros retrata a evolução do grupo de salvamento com um acervo ainda em formação, incluindo peças doadas tanto de coleções particulares quanto das próprias unidades do Corpo de Bombeiros.

O museu tem 170 objetos, entre materiais, fotos, reportagens e equipamentos antigos e modernos, distribuído em salas temáticas e nos corredores do casarão antigo de dois andares, situado no bairro da Vila Mariana. O local descreve a história centenária da instituição e retrata a evolução dos serviços prestados aos paulistas.

Há uma sala específica sobre os grandes e mais conhecidos incêndios da história dos bombeiros de São Paulo, caso dos edifícios Andraus (24 de fevereiro de 1972), Joelma (1º de fevereiro de 1974) e Grande Avenida (14 de fevereiro de 1981).

Para pesquisas, existe a biblioteca, com mais de 500 artigos literários, entre reportagens, ocorrências, manuais e apostilas de diferentes épocas. Há ainda uma sala de projeção, onde são exibidos filmes e curtas sobre a corporação.

As escolas, com turmas de até 40 alunos, e grupos acima de 10 pessoas precisam agendar as visitas pelo telefone (11) 5083-7291, ramal 209, ou pelo e-
email ccbcentrodememoria@polmil.sp.gov.br.
Contatos: ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br ou ligue (11) 3396-2580 de 2ª a sábado das 08 - 18hs.
Rua Domingos de Morais, 2329 – V. Mariana - São Paulo, próximo ao Metrô Santa Cruz. Entrada Gratuita!