PM realiza concerto e arrecada brinquedos em comemoração ao aniversário da instituição

Corporação fez 186 anos no último dia 15; apresentação foi coordenada pelo Corpo Musical da PM

Corpo Musical da PM, uma das unidades mais antigas da corporação (Crédito: Polícia Militar) PMESP: 186 anos! Previous
Aos gritos de "bravo!" e "sublime!", o Corpo Musical da Polícia Militar (CMus) realizou o Concerto Sinfônico 2017, na noite desta segunda-feira (18), no Theatro Municipal de São Paulo. O evento é parte das comemorações dos 186 da PM paulista e serviu para arrecadar mais de mil brinquedos para crianças carentes.

Em uma apresentação que mesclou clássicos, como Capriccio For Tuba e Arabesque, e modernos, como os da franquia cinematográfica Star Wars, a Banda Sinfônica lotou o auditório do teatro. Temas brasileiros, como Canta Brasil e Suíte Nordestina também fizeram parte do repertório.

Até arranjos originais, como Sonata ao Luar do Sertão, foram executados. A composição mescla elementos musicais do Ceará com a Sonata para Piano nº 14 (ou “Moonlight Sonata”), de Beethoven. O arranjo foi criado por Derico Sciotti, um dos diversos músicos convidados.

“Assim como a formatura de 228 aspirantes e a cantata de Natal, este é um dos eventos que fazem parte das comemorações dos 186 da PM”, afirmou o comandante-geral, coronel Nivaldo Restivo. “Falando da história da corporação, temos que lembrar que o CMus é uma das unidades mais antigas, com 160 anos de existência”.

O comandante lembrou que, em 1911, o Corpo Musical da então Força Pública tocou na inauguração do próprio Theatro Municipal. Na ocasião, uma das apresentações foi a ópera O Guarani, de Carlos Gomes. A abertura da obra foi repetida durante o concerto de 2017, que foi regido pelo chefe do CMus, major músico Elias Batista do Nascimento.

“Uma emoção muito grande estar aqui, neste evento que ficará marcado na história do Corpo Musical”, ressaltou o major Nascimento. “Tenho que agradecer ao apoio que a Secretaria de Segurança Pública e o Comando da PM nos tem dado e, em especial, aos presentes que doaram brinquedos para a causa”.

Ao todo, foram arrecadados 1.252 brinquedos, que serão distribuídos para entidades assistências de São Paulo e farão o Natal de dezenas de crianças muito mais feliz.

O spalla do concerto foi o subtenente Sérgio Ricardo Villas Boas. Além da Banda Sinfônica, participaram integrantes das bandas do Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI 2), 8º Distrito Naval (Marinha), 2º Batalhão de Polícia do Exército, Ala 13 (Aeronáutica), Centro Científico da Voz, Corporação 24 de Junho, entre outros.

O Corpo Musical, criado em abril de 1857, divulga a cultura por meio da música nos mais diversos setores da sociedade, desde eventos cívico-militares até apresentações em orfanatos e asilos.