Saiba como ingressar no Corpo de Bombeiros da PMESP

Essa carreira requer aprovação em concurso público e intenso treinamento.

Fotos Crédito: Alberto Takaoka
A carreira de bombeiro é promissora e atrai jovens que querem trabalhar pela segurança da população, do patrimônio e do meio ambiente, combatendo incêndios e realizando salvamentos e resgates em outras situações de risco. A maior escola de bombeiros da América Latina fica no Brasil, em São Paulo. Mas você sabe como ingressar no Corpo de Bombeiros da PMESP?

Etapas e requisitos para ingressar no Corpo de Bombeiros da PMESP

No estado paulista, os bombeiros integram o Comando da Polícia Militar. Para ingressar no corpo de bombeiros da PMESP é preciso participar de um concurso público, sendo necessária sua aprovação em várias etapas.

Entre as fases do concurso público estão provas teóricas de matemática, português, conhecimentos gerais, atualidades e redação, provas de condicionamento físico e exames de saúde, além da apresentação de documentos que comprovem sua idoneidade e nacionalidade brasileira.

O candidato que quer ingressar no corpo de bombeiros da PMESP ainda deve preencher alguns requisitos como possuir o Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos e máxima de 30 e ter altura mínima de 1,55 metros (mulheres) e 1,60 (homens).

Concurso público

Para ingressar no corpo de bombeiros da PMESP é importante estar atento ao período de inscrição do concurso público da Polícia Militar, que é divulgado nos sites da Imprensa Oficial, da Polícia Militar do estado e da Fundação Vunesp.

Após a aprovação no concurso, o aspirante a bombeiro realiza o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, que dura cerca de um ano. Com o diploma em mãos, o aluno soldado que quer seguir carreira de bombeiro precisa passar por um novo treinamento específico de salvamento, com duração de quatro meses.

A participação nesse treinamento está atrelada a existência de vagas na Escola Oficial do Corpo de Bombeiro, localizada na cidade de Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo, e ao desempenho individual do aluno durante o Curso Superior.

A Escola Oficial do Corpo de Bombeiros da PMESP é responsável pela formação, capacitação, atualização e especialização dos bombeiros. Ela recebe alunos de todo o país e oferece mais de 20 cursos de especialização e formação de bombeiros.

No caso de um soldado já integrante da corporação, ele deve realizar um concurso interno para ingressar na Escola Oficial do Corpo de Bombeiros da PMESP e fazer os cursos necessários para exercer a profissão.

Existe ainda a possibilidade de entrar no corpo de bombeiros da PMESP por meio da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no caso de um candidato que queira se tornar oficial. Após o curso de quatro anos de aspirante a oficial, é possível, igual a um soldado da PM, fazer um concurso interno para entrar na Escola Oficial do Corpo de Bombeiros.

O curso da Academia do Barro Branco tem duração de quatro anos, e o aluno sai da graduação com o título de aspirante a oficial. Caso ele opte pela carreira de bombeiro, passará por mais um curso com duração de um ano e dois meses para obter o título de Oficial Bombeiro.