Corpo de Bombeiros da PMESP ganha novo comandante

O coronel Max Mena assume a unidade em substituição ao coronel Eduardo Rodrigues Rocha

Lido 526 vezes

Imagens: www.ssp.sp.gov.br - (Crédito: Paula Vieira)
O Corpo de Bombeiros realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma cerimônia para formalizar a passagem de comando. O coronel Max Mena assumiu a unidade em substituição ao coronel Eduardo Rodrigues Rocha. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, prestigiou a solenidade, que aconteceu na Escola Superior de Bombeiros (ESB), em Franco da Rocha.

O titular da pasta aprovou a oportunidade para enaltecer a instituição. “Parabéns pelo trabalho nesse mais de um século de existência. Vocês são a instituição de maior credibilidade do Brasil”, afirmou o secretário. “Quero agradecer os eternos comandantes do Corpo de Bombeiros e desejar sucesso ao coronel Max Mena”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Vieira Salles.

O novo comandante ingressou na PM em 1987 como aluno-oficial na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e foi promovido a coronel em abril de 2016. Ele está à frente do Corpo de Bombeiros desde 11 de janeiro deste ano. Até então, ele atuava como subcomandante da unidade, função que agora é desempenhada pelo coronel Luiz Alberto Rodrigues da Silva.

O novo chefe do CB dedicou o começo de seu discurso aos comandantes do Corpo de Bombeiros que o antecederam. “Os senhores são inspiração pra mim. Eu recebi um legado maravilhoso de quase 140 anos para que eu possa dar continuidade e agradeço a confiança que a mim depositaram para a condução desta unidade”, afirmou.

O coronel Mena possui cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, bacharelado em Engenharia Civil e especialização em Engenharia de Segurança. Ao longo da carreira, já atuou em diversas unidades como o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom), a Divisão de Telemática, e a Coordenadoria Operacional do CB.
Além disso, passou também pelos Comandos de Bombeiros Metropolitano e do Interior e pelos 4º, 5º e 17º Grupamentos de Bombeiros, situados na capital paulista e nas cidades de Guarulhos e Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, respectivamente.

Durante a carreira, conquistou mais de 20 condecorações, como a Medalha Brigadeiro Tobias, a medalha de Valor Militar em grau ouro - por mais de 30 anos prestadores à PMESP e a láurea de mérito pessoal em primeiro grau.

Inauguração de retrato:

Na ocasião, também foi descerrada a foto do coronel Eduardo Rodrigues Rocha, ex-comandante do Corpo de Bombeiros. Ele estava a frente da unidade desde abril de 2018 e se despede após ser transferido para a reserva, a pedido. “A maior recompensa para um soldado é a certeza da missão cumprida e isso o senhor tem”, afirmou o titular da pasta, referindo-se ao coronel Eduardo. 

“É motivo de muito orgulho para mim estar aqui em uma solenidade de muita importância. Espero ter honrado a cada comandante que me antecedeu nessa missão e deixo meus sinceros votos de sucesso ao coronel que conduzirá os homens e mulheres que constituem essa instituição”, desejou o coronel Eduardo. 

“Eu nunca vou pagar o seu trabalho, a sua lealdade, a sua irmandade, comigo, com nosso amado corpo de bombeiros, pm, sp e Brasil. Mudanças são normais e o que fica é o exemplo, o trabalho e a vontade de vencer”, ressaltou o comandante-geral da PM.

Sobre o CBPMESP:

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completará 140 anos no próximo mês de março. A unidade foi criada após um grande incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, no tradicional largo da Capital. 

Tem como missão atuar como coordenador do sistema estadual de emergências do Estado, provendo proteção e resposta imediata a incêndios, salvamentos e resgates. Em 2019, recebeu 4,3 milhões de ligações ao telefone de emergência 193 e atendeu 236.867 ocorrências de resgate, 69.672 de salvamento e 51.438 de incêndios.



Fonte: www.ssp.sp.gov.br


Imagens: www.ssp.sp.gov.br - (Crédito: Paula Vieira)
Imagens: www.ssp.sp.gov.br - (Crédito: Paula Vieira)
Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente