Águas vivas provocam queimaduras em mais de 12 mil pessoas no Sul

Uma das explicações para o surto de águas vivas é a temperatura da água. Bombeiros dizem que vinagre e água do mar minimizam as queimaduras.

Águas vivas provocam queimaduras em mais de 12 mil pessoas no Sul
As águas vivas já provocaram queimaduras em mais de 12 mil pessoas, no litoral de Santa Catarina e no Paraná. Os banhistas precisam ser cuidadoso para evitar as queimaduras.

A bióloga Mainara Figueiredo Cascaes diz que uma das explicações para o surto de águas vivas é a temperatura da água. "A gente vem acompanhando desde o ano passado um aquecimento maior das águas aqui no litoral sul, isso acaba ocasionando a vinda dessas águas vivas, que acabam se reproduzindo um pouco mais mar adentro e com essa água aquecida, esses indivíduos vem um pouco mais para a costa buscar esse ambiente mais favorável para reprodução".

No verão passado, os banhistas já pensavam duas vezes antes de entrar no mar. Foram mais de 12,5 mil ocorrências durante a temporada.  Em alguns dias, os Bombeiros atenderam 600 pessoas.

A temporada mal começou e, segundo os Bombeiros, mais de dez mil pessoas se queimaram com água viva nas praias entre Passo de Torres e Balneário Rincão, sul de Santa Catarina.

No Paraná, desde o dia 19 de dezembro mais de 1,7 mil pessoas foram queimadas por águas vivas. A maior parte, no dia 31 de dezembro. No mesmo período do ano passado, foram pouco mais de mil casos. Ninguém precisou ser encaminhado a hospitais.

"Nos postos de guarda-vidas, de primeiro momento vamos passar o vinagre, que ele ajuda a neutralizar essa queimadura para que ele diminua um pouco a ardência”, diz o capitão do Corpo dos Bombeiros, Fernando Tratch.

Outro tratamento rápido e eficiente é lavar a queimadura com a própria água do mar, mas sem esfregar. Nunca jogue água doce ou passe pomadas na lesão sem orientação médica. Isso pode machucar ainda mais a pele.  Além disso, evite pegar sol na região queimada.

Na maior parte dos casos, a queimadura não é grave e, quando tratada rapidamente, a ardência passa rápido. O problema é que algumas pessoas podem ter alergias.