Homenagem ao Jubileu de Prata das Bombeiras

25 anos da atuação da Mulher nos serviços operacionais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Fotos: Cb PM Rodrigues.

Pioneiras do Fogo

A formação e inclusão em 04 de dezembro de 1991, da primeira turma de Bombeiras, quarenta no total, denominadas "pioneiras do fogo", nos serviços de Bombeiros no Estado e no Brasil, revelaram que as mulheres estão perfeitamente integradas e preparadas para execução de todas as atividades do Corpo de Bombeiros, por terem demonstrado no término do treinamento, desempenho satisfatório nas emergências de pronto-socorrismo e nas guarnições de Comando, Exploração e Salvamento, devidamente comandadas.
A partir daí, anualmente cresce o número de mulheres nas fileiras do Corpo de Bombeiros.
No ano seguinte o Corpo de Bombeiros promoveu o 3° Seminário Nacional de Bombeiros na cidade de Ribeirão Preto e em 1993 é elaborado o Decreto Estadual nº 38.069 que atualiza as normas atinentes à Prevenção de Incêndios.

Após três anos de seu início, o Serviço de Resgate do Estado de São Paulo é consolidado através do Decreto Lei nº 38.432 de 1994, garantindo sua operacionalização através da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por intermédio do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Radiopatrulha Aérea.