Consciência Negra

O dia da Consciência Negra é um dia importante para pensarmos a história do negro e sua inserção na sociedade brasileira

Lido 18235 vezes

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Hoje, o dia da Consciência Negra é um dia importante para pensarmos a história do negro e sua inserção na sociedade brasileira.


Nos dias de hoje ainda convivemos com o preconceito em diversas formas, seja nas contratações de trabalho, em que o negro recebe menos que o branco, vemos pouquíssimos negros famosos  na televisão, no teatro, na arte, na cultura e representados no comércio como por exemplo, venda de bonecas negras, exposições com modelos negras associadas à produtos de consumo caros como carros, motos, casas, como se a associação de tais figuras não fosse favorecer os negócios, pois o negro ainda é associado à classe social menos favorecida, portanto sem poder aquisitivo para consumir o produto caro.


Num país de tanta miscigenação, ainda há estranheza em junções matrimoniais entre brancos e negros, e os filhos desses ainda sofrem.


Nos esportes, quantos casos de denegrimento da imagem do esportista que muitas vezes se destaca em sua modalidade, mas as pessoas pouco dão importância ao desempenho do atleta e apenas se apegam a mais ínfima ideia de seres humanos que não evoluíram e não percebem o outro ser humano independente de sua raça, de sua cor, e sim como um todo.


Sem esquecer os casos de polícia em que o número de mortes de negros supera qualquer estatística e a violência doméstica com mulheres negras.


Cabe a nós o basta ao racismo estrutural e ao genocídio negro no Brasil.


Psicóloga de adolescentes e adultos, especialista em Terapia Sexual e em Psicologia Hospitalar.

Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente