Fogo destrói 360 hectares de reserva no interior de SP, dizem bombeiros

Após seis dias, incêndio foi controlado em Taquaritinga na noite de domingo. Mata se estende por 5 cidades e é maior fragmento de transição da região.

Fogo foi controlado na noite de domingo, seis dias após ter iniciado (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)
Após seis dias trabalhando sem interrupção, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar na noite deste domingo (14) um incêndio que atingiu uma reserva ambiental entre Monte Alto (SP) e Taquaritinga (SP), próximo à Rodovia Doutor Adail Nunes da Silva. Segundo a corporação, o fogo destruiu cerca de 360 hectares da mata que se estende por cinco cidades e é considerada o mais importante fragmento de transição da região, abrigando espécies do cerrado e da Mata Atlântica. Apesar de existirem propriedades rurais ao redor da serra, não houve registro de feridos.

O fogo começou na última segunda-feira (8), mas a causa ainda é desconhecida. Moradores da região disseram que todos os anos a área é atingida por incêndios e suspeitam que as chamas tenham sido provocadas por turistas que realizam trilhas e passeios de trem próximo ao local. O secretário de Meio Ambiente de Taquaritinga, Fabiano Bellam, explica que a situação se agravou por conta do tempo seco e quente nos últimos meses.

"Com essa seca, tudo pode ser: o trem que passa pelo local, um cara que passa e joga uma bituca de cigarro, alguém que quer queimar algumas folhas ou lixo. A quantidade de variáveis é muito grande, mas, com certeza, a estiagem contribuiu para aumentar o incêndio. Faz mais de três meses que não chove", afirmou Bellam, destacando que equipes de voluntários trabalharam mais de nove horas no local neste domingo. Caminhões-pipa de usinas próximas também auxiliaram no combate ao fogo.

Em Monte Alto (SP), as chamas também foram controladas no domingo, apesar de pequenos focos voltarem a preocupar os moradores na manhã desta segunda-feira (15). O Corpo de Bombeiros informou, no entanto, que o fogo foi controlado rapidamente.