Bombeiros do RJ já realizaram 755 salvamentos na Operação Verão

Esquema especial começou na última quinta-feira. Serão usados 900 militares.

Bombeiros fizeram simulações de salvamento na quinta (13) (Foto: Divulgação/Bombeiros RJ)
O Corpo de Bombeiros do Rio informou nesta quinta-feira (13) que desde o início da Operação Verão 2015 até o último domingo (9) realizou 755 salvamentos marítimos na capital. Nesta quinta-feira (13), a corporação também fez, na praia de Copacabana, Zona Sul do Rio uma simulação de atendimento pelos bombeiros do 3º Grupamento Marítimo (GMAR) de Copacabana.

A Operação Verão começou na primeira semana de novembro com o reforço de 50% no efetivo de guarda-vidas todos os dias até março do ano que vem. Com objetivo de evitar problemas recorrentes nas praias cheias, a população contará com aproximadamente 900 militares qualificados que farão revezamento na orla de todo o Estado. Para isso, receberão, durante o período, uma gratificação de R$1 mil mensais e terão auxílio de equipamentos úteis na operação, como Jet Skis, botes aquáticos e quadriciclos, além de lanchas e aeronaves.

De acordo com o comandante de Salvamentos Marítimos, coronel Angelo Rocha, a quantidade de banhistas aumenta muito durante o verão e, por isso, é necessário seguir as orientações. “ A chegada da estação favorece o aumento do número de banhistas e é fundamental seguir as orientações e placas dispostas pelos guarda-vidas para que afogamentos sejam evitados. A primeira recomendação é buscar um local seguro para o lazer. O mar é imprevisível e autoconfiança demais pode ser um grande erro. ” alertou.