Mairinque assina intenção para convênio com bombeiros militares

Carta de intenções foi assinada nesta quinta-feira (27). Denúncia de moradores era de que bombeiros civis não tinham estrutura.

Sede dos bombeiros de Mairinque (Foto: Reprodução/TV TEM)
Mairinque (SP) está no caminho de ter uma corporação militar dos bombeiros com a assinatura de uma carta de intenções com o governo do estado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27). De acordo com nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Mairinque, o prefeito Binho Merguizo assinou nesta quinta-feira a carta de intenções onde se compromete a aceitar os termos da parceria com a Polícia Militar. Segundo Roberto Gemente, secretário de Governo, o executivo aguarda para os próximos dias uma resposta do comando da Polícia Militar para fazer os acertos finais da parceria.

A corporação existente na cidade é civil e apresenta uma série de problemas de estrutura, conforme denúncias dos próprios bombeiros. As dificuldades da atual corporação foram evidenciadas com a morte de uma criança de três anos. Em julho deste ano, um menino morreu carbonizado no Jardim Vitória. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou na cozinha da casa, depois que o irmão da vítima, de 7 anos, tentou acender o fogão com fósforos.

Na época, os moradores do Jardim Vitória questionaram a ação dos bombeiros durante o atendimento da ocorrência de incêndio. Eles denunciaram a demora da chegada de um caminhão-pipa para conter as chamas e o fato dos bombeiros da cidade usarem extintor de incêndio na ocorrência.

Um dos bombeiros da cidade – que optou por não se identificar – denunciou, na época, a falta de estrutura e de investimentos na corporação. “Nós estamos colocando nossa vida em risco para atender à população. Não há investimentos nos bombeiros, estamos com veículos sucateados ou quebrados”.

Segundo o responsável pelos bombeiros da cidade, Davi Servolo Júnior, o caminhão-pipa da corporação estava quebrado há 20 dias e o problema seria resolvido em poucos dias.