Pra você o que é ser um bombeiro?

Não há preço que pague o valor de uma vida

Não são super-heróis porque não tem poderes mágicos, não são anjos porque não tem asas, não são inconscientes porque sabem os riscos que correm, são homens e mulheres com muita força de vontade.
Poderíamos simplesmente dizer, que ser bombeiro é possuir um treino adequado para combater incêndios, resgatar pessoas em situações de perigo ou socorre-las em situações de doença, e ainda para salvar bens materiais. Mas estaríamos a ser redutores, era como se narrássemos apenas metade de um filme de cinema.

De fato não é fácil ser bombeiro! Além do conhecimento que é preciso adquirir para que sejamos profissionais na nossa missão, é necessário sacrifício, dedicação e muita vontade de ajudar. Porque ser bombeiro, é também acalmar com palavras, carinho e sorrisos, é transmitir segurança e tranquilidade, é salvar desconhecidos com o mesmo carinho com que se abraça um amigo, é contrariar o desespero dos outros contendo as próprias lágrimas.

Seria injusto dizermos que trabalhamos à troca de nada. Pois qualquer um de nós bombeiros sabemos apreciar as deleitosas recompensas: a felicidade de uma mãe que “deu à luz”, o entusiasmo com que um idoso nos conta a sua historia e lição de vida, uma palavra, uma lágrima ou um abraço de agradecimento.

Pra mim isso é Ser Bombeiro.