Dilma determina que órgãos federais auxiliem os Bombeiros no combate a incêndio em Santos; fogo dura 6 dias

Aeronáutica e Infraero devem mandar reforço e equipamentos para apoiar no combate ao fogo

Bombeiros continuam trabalhos em incêndio na Alemoa (Foto: Sérgio Furtado/G1)
A presidente Dilma Rousseff colocou o governo federal à disposição do estado de São Paulo e da prefeitura de Santos para auxiliar no combate ao incêndio que atinge, desde quinta-feira (2), tanques de combustíveis da empresa Ultracargo, no Terminal da Alemoa, na Baixada Santista.

Dilma determinou que a Aeronáutica e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) destaquem homens e equipamentos para apoiar o controle do incêndio, que entra em seu sexto dia. De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o vice-presidente Michel Temer conversou no último sábado (4) com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre, e com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre Moraes.

A Prefeitura de Santos informou, em nota, que o trabalho do Corpo de Bombeiros terá o reforço de dois novos produtos. "Trata-se do cold fire (fogo frio) e de pó químico seco cedido pela Infraero, do governo federal". Os dois produtos devem chegar à cidade nesta terça-feira.

O incêndio atingiu seis tanques da Ultracargo. Cerca de 75 mil litros de água por minuto estão sendo jogados sobre os tanques com auxílio das bombas de três rebocadores e do navio do Corpo de Bombeiros, que estão a uma distância de 650 metros do local do incêndio. O vento, no entanto, prejudica o trabalho dos bombeiros.
Bombeiros tentam evitar que sexto tanque de combustíveis seja atingido (Foto: Roberto Strauss / G1)