25 DE AGOSTO "DIA DO SOLDADO"

O Dia do Soldado é uma data que se comemora também o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Lido 32168 vezes

Imagem: Divulgação

25 de agosto para nós brasileirosé muito especial, nele comemoramos o "DIA DO SOLDADO"; aliás, homenageamos todos os soldados: os da ativa, reserva, reservistas, heróis que já não estão mais entre nós , mas deixaram a saudade e o respeito que sempre nos acompanharão.

Soldados são pessoas, que se alistam nas forças armadas, Exército, Marinha ou Aeronáutica, e também nas corporações estaduais, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar. Para prestar serviços na defesa do país e defesa da população, vigiando ruas, cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes, também fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes.

O Dia do Soldado é uma data que se comemora também o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu em 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro e ficou conhecido como "o pacificador" após sufocar muitas rebeliões contra o Império.

Duque de Caxias nasceu na cidade do Rio de Janeiro, e teve sua carreira militar iniciada ainda criança, com cinco anos de idade, como cadete de primeira classe.

Aos trinta e quatro anos foi o responsável por apaziguar a região maranhense onde aconteceu a revolta da Balaiada. Além dessa, foi vitorioso em várias rebeliões em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, como na revolta dos Farrapos. Atuava junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes consecutivas.

A maior vitória conquistada para o Brasil foi a Guerra do Paraguai, em 1869, onde conquistou o título de Duque.

Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer no ano de 1880, após grandes conquistas.

Marechal do Exército, Conselheiro de Estado e da Guerra , Generalíssimo dos Exércitos da Tríplice Aliança, Barão, Conde, Marquês, Duque, Presidente de Províncias, Senador; Três vezes Ministro da Guerra, três vezes Presidente do Conselho de Ministros.

O construtor da coesão da unidade nacional, o pacifícador, sua excelência: Duque de Caxias, Patrono do glorioso e invicto Exército Brasileiro!

É dele a memorável frase: "Sigam-me os que forem brasileiros" Por esses motivos e com muitos méritos, o soldado Luís Alves de Lima e Silva tornou-se um exemplo.

Nesse dia do soldado, 25 de agosto, homenageamos a todos indistintamente, porque entendemos que cada um faz o melhor que pode para cumprir a sua missão.

O soldado acata ordens sem questionar;

Põe em risco a própia vida para defender com segurança a integridade de terceiros e do patrimônio alheio;

Abdica dos momentos de lazer com a própia família no cumprimento do dever;

Fica quase ausente de uma vida familiar, embora esteja presente todos os dias;

Convive diariamente com situações bem diferentes dos demais cidadãos;

Tem como perigo eminente a morte, motivada por confronto armado ou situação inusitada;

Leva dentro de si todos os dias, a imagem dos familiares , ora por eles, pede para cada um a proteção de DEUS, com ou sem sua presença;

Um soldado sonha;

Um soldado, apesar de tudo, tem esperança;

Um soldado é idealista;

Um soldado sofre, mas procura ser FELIZ.

"VIVA O SOLDADO"

 

Compartilhe

Comente